Filtro de Daltonismo

A Escola Técnica Estadual Jaraguá

A Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá é uma unidade de ensino do Centro Paula Souza (CPS), autarquia vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Governo do Estado de São Paulo. Situada na região noroeste da Capital paulista, a Unidade de Ensino oferece cursos gratuitos e de qualidade que conferem qualificações e habilitações profissionais técnicas aos moradores da região do Jaraguá.

Nossa Missão
Proporcionar conhecimentos humanísticos, tecnológicos e científicos ao aluno, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes inerentes ao trabalho e ao mundo social.
Nossa Visão
Ser uma escola de excelência, contribuindo na formação de jovens e adultos, tornando-os cidadãos críticos, participativos e éticos.
Ilustração: Storyset/Freepik

✨ Breve histórico

Com o Plano de Expansão instituído pelo Governo do Estado de São Paulo no final da década de 2000, foram construídas e implantadas diversas Etecs pelo Estado. A Etec Jaraguá foi criada em 5 de janeiro de 2010 por meio do Decreto nº 55.313/2010

A Etec Jaraguá situa-se no bairro de mesmo nome, que integra o distrito de Pirituba, tendo como ponto de referência a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, conhecida como antiga Estrada de São Paulo – Campinas. 

A povoação original do bairro era de indígenas até a chegada de europeus, que desciam o Rio Tietê rumo ao interior. Neste bairro, situa-se o Pico do Jaraguá, o segundo ponto mais alto da cidade de São Paulo e por onde passam, também, duas importantes saídas para o interior paulista: as rodovias Bandeirantes e Anhanguera.

Inicialmente, sob a gestão pro tempore do professor Ivens José Nogueira, a Etec Jaraguá oferecia os cursos de Ensino Médio no período matutino; técnicos em Administração, Logística e Eletrotécnica, nos períodos vespertino e noturno.

Em 2012, por meio de voto direto, o professor Ivens José Nogueira foi eleito diretor por quatro anos. Em 2016, também por voto direto, a professora Renata Maciel Botelho foi eleita diretora por quatro anos e, em 2020, teve sua administração estendida por mais 4 anos consecutivos.

O Centro Paula Souza

O CPS está presente em 365 municípios e administra 228 Escolas Técnicas (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 323 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos em todo o Estado.

Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Médio, Ensino Médio integrado ao Técnico e no Ensino Técnico, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e especialização técnica. As Etecs oferecem 224 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.

Já as Fatecs atendem mais de 96 mil alunos matriculados em 85 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.

A instituição também é reconhecida como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

DECRETO Nº 55.313, DE 5 DE JANEIRO DE 2010

Cria a Escola Técnica Estadual Jaraguá, no Município de São Paulo

JOSÉ SERRA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a aprovação pelo Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, em 18 de dezembro de 2009, “ad referendum” do Colegiado,

Decreta:

Artigo 1º – Fica criada a Escola Técnica Estadual Jaraguá, no Município de São Paulo, como unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS.

Artigo 2º – As despesas decorrentes da execução do presente decreto correrão à conta das dotações consignadas no orçamento do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, suplementadas se necessário, nos termos da legislação em vigor.

Artigo 3º – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 5 de janeiro de 2010

JOSÉ SERRA
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Secretário de Desenvolvimento
Humberto Rodrigues da Silva
Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente
da Casa Civil
Publicado na Casa Civil, aos 5 de janeiro de 2010.